Sobre Pirassununga

cidade de Pirassununga

Pirassununga é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º59'46" Sul e a uma longitude 47º25'33" Oeste, estando a uma altitude de 627 metros. Sua população é de 70.138 habitantes, conforme o Censo 2010 do IBGE. Possui uma área de 727 km².

História

As terras onde se situa a Cidade de Pirassununga eram habitadas pelos índios tupi-guarani, que denominavam a atual Cachoeira de Emas de “lugar onde o peixe faz barulho”. Os primeiros povoadores brancos chegaram por volta de 1809, entre eles, a família de Christóvam Pereira de Godoy, que fundou a Fazenda Santa Cruz.

Em 1823, Ignácio Pereira Bueno e sua esposa instalaram-se na área central da cidade. Quando o então Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi oficialmente fundado, em 6 de agosto de 1823, com a celebração da primeira missa pelo padre Felippe Antonio Barreto, o nome de Pirassununga, que era designação atual de Cachoeira de Emas, foi aposto ao nome do novo local, que passou a se chamar Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga. O local da primeira missa forma o largo onde hoje estão a Igreja da Assunção e a estação rodoviária.

Em 21 de novembro de 1828, a capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi elevada a capela curada. Tornou-se freguesia em 4 de março de 1842, com a mesma denominação da capela, em terras do município de Mogi Mirim, sendo transferida para o município de Limeira no dia 8 de março da- quele mesmo ano. A vila de Pirassununga foi criada em 22 de abril de 1865, e recebeu foros de cidade em 31 de março de 1879.

Pirassununga é uma expressão tupi que significa peixe roncador. Este nome foi dado por causa do fenômeno da piracema: todos os anos, em dezembro, os peixes sobem o rio Mojiguaçu para a desova e, no esforço para nadar contra a correnteza, emitem sons semelhantes aos de roncos.

Evolução do município
- 6 de agosto de 1823 = bairro;
- 4 de março de 1842 = freguesia;
- 22 de abril de 1865 = vila;
- 12 de abril de 1866 = termo;
- 31 de março de 1879 = cidade;
- 6 de agosto de 1890 = comarca.

Feriados municipais: 6 de agosto (fundação) e 8 de dezembro (Piracema).

A história da ocupação humana deu-se primeiramente por indios da grande Família Tupi-Guarani que chegaram em Cachoeira de Emas, por volta de 1625 e deram-na o nome de "pirá-çunungá", "Pirá" - peixe, e "çunungá" - que faz barulho + lugar, “lugar onde o peixe faz barulho”, se referindo aos curimbatás machos que roncam durante a Piracema. Os primeiros homens brancos podem ter chegado por volta de 1766, quando portugueses e paulistas percorreram a região dos vales dos Rios Mogi Guaçu e Jaguari Mirim. A ferrovia chegou à cidade em 1880 por um ramal de linhas férreas que ligaria Mogi Mirim a então Belém do Descalvado. Muito do que se sabe sobre a História de Pirassununga deve-se ao trabalho de pesquisa do Professor Manuel Pereira de Godoy.

O grande nome da cidade, como empreendedor, até a metade do século passado, é Fernando Costa. Ele foi responsável, direta ou indiretamente, pela vinda das mais importantes e históricas instituições da cidade, como: AFA, 2º RCD (atual 13º RCMec), Campus da USP, IEEP (atual Escola Estadual Pirassununga), CEPTA, etc. Estas instituições provocaram um relativo surto de desenvolvimento, até a década de 70, para o município. Aparentemente, na década de 80 e de 90, a cidade, frente as suas vizinhas, conheceu um período de pouco crescimento econômico e financeiro, porém, após os anos 2.000, recebe importantes investimentos, deixando o município numa situação confortável de crescimento.

Economia

A principal fonte de arrecadação de impostos é o setor sucroalcooleiro, com destaque para as indústrias de aguardente (Cachaça 51, Cachaça 21, além de outros produtores), açúcar líquido (Dulcini S/A) e as usinas de açúcar e álcool, controladas pela Abengoa Bioenergia Brasil (Usina São Luiz), Baldin Bioenergia S/A (Usina Taboão) e São Pedro Bioenergia S/A (Usina São Pedro).

Em 2009, a cidade possuía 137 indústrias, segundo dados da Fundação SEADE. Além da indústria sucroalcooleira, destacam-se ainda as de próteses dentárias (principais empresas: Dental Vipi, Pop Dental, Dentbrás, Blue Dent, entre outras), cadernos (principais empresas: Caderbrás Bico Internacional, Datapel/Cadergraf) e artefatos de joalheria (principal empresa: Brüner).

O comércio, outra importante renda para a cidade, é compatível com o tamanho e o capital de giro da cidade, sendo movimentado, principalmente, pelo salário dos servidores públicos (militares da FAB e Exército, funcionários da Prefeitura e do CEPTA, professores e alunos da USP). Em 2009, a cidade contava com 662 estabelecimentos comerciais, segundo dados da Fundação SEADE. Várias das principais cadeias de varejo do país encontram-se presentes em Pirassununga, tais como: Casas Bahia, Casas Pernambucanas, Magazine Luiza, Droga Raia, Supermercado Dia%, entre outros.
Na agricultura, além da cana-de açúcar, destaca-se também a produção de laranja, bastante expressiva, sendo que a cidade possui, ainda, uma filial da Coopercitrus (cooperativa de produtores de laranja). Em 2008, de acordo com o Portal "Cidades@", do IBGE, Pirassununga produziu 1,7 milhão de toneladas de cana-de-açúcar e 310 mil toneladas de laranja.

Pirassununga possui, também, um turismo gastronômico, representado pelos vários restaurantes especializados em peixe, situados em Cachoeira de Emas, os quais se constituem como a principal atração para seus visitantes.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Pirassununga.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade Pirassununga

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Pirassununga por email
 

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Mococa, Porto Ferreira, Descalvado, Santa Cruz das Palmeiras, Analândia, Mogi Guaçu, Aguaí, Leme e Santa Cruz da Conceição.

Dados Principais sobre a Cidade de Pirassununga

Aniversário: 6 de Agosto
Fundação :
1823
Gentílico:
Pirassununguense
Área:
726.942 Km²
População
70.138 hab. (2010)
IDH 0,839 - elevado
Prefeitura Pirassununga

Brasão de Pirassununga
Brasão de Pirassununga

Bandeira de Pirassununga
Bandeira de Pirassununga

Vídeo sobre a cidade de Pirassununga
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Pirassununga

Mapa Pirassununga

 

Moradores ilustres do Aricanduva

 

   
  Sobre o EncontraPirassununga
Fale com EncontraPirassununga
Anuncie no EncontraPirassununga
Cadastre sua Empresa no EncontraPirassununga (grátis)


Termos EncontraPirassununga | Privacidade EncontraPirassununga


Bandeira de Pirassununga