Pirassununga: EDA festeja 61 anos e vive momento histórico
quinta-feira, 23 de maio de 2013Na manhã de sábado, 18, foram realizadas as comemorações alusivas ao 61º aniversário da Esquadrilha da Fumaça na Academia da Força Aérea. A cerimônia foi presidida pelo brigadeiro do ar Carlos Eduardo da Costa Almeida e contou com a presença de autoridades civis e militares da ativa e da reserva.
O atual comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é o pirassununguense tenente coronel Marcelo Gobbett Cardoso. “A Fumaça surgiu da iniciativa de jovens instrutores, que faziam acrobacias para incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução”, explica o comandante Gobbett. Segundo ele, isso os motivava para a pilotagem militar, quando na antiga Escola de Aviação no Rio de Janeiro”.
Ao comemorar 61 anos, a Esquadrilha inicia uma nova fase em sua vida. O evento na cidade de Pirassununga realizado no fim de semana certamente ficará marcado pela emoção, pois além de reunir fumaceiros de todas as épocas, marcou a cerimônia de partida da aeronave T-27 Tucano. A partir de agora o EDA se utilizará do A-29 Super Tucano.
No início da solenidade, defronte ao palanque, quatro aviões T-27 se preparavam para o voo de despedida, do Ninho da Águias para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. No ato simbólico, oficiais veteranos que voaram a aeronave tiveram o privilégio do último voo: brigadeiro do ar Soares Filho e tenente coronel Gobett; coronel Woget e major Escobar; major Vilarinho e capitão Carvalho; tenente coronel Siqueira e major Renó. Ao assumirem posição em seus assentos, os pilotos realizaram os cheques e procedimentos de amarração, auxiliados por seus mecânicos, que também vivenciaram o Tucano no EDA: os suboficiais Moreira e Bortholin; Fernandes e Ribeiro; Donêda e Trink; Lisardo e Lins.
Em seguida os motores turbo-hélices foram acionados e com o balizamento dos Anjos da Guarda as aeronaves iniciaram o taxiamento. Naquele exato momento, às 11h58, o Tucano, que tão bem representou nossa Pátria por 30 anos, decolou para o voo que simbolizou sua partida do Ninho das Águias. No céu, os T-27 executaram algumas acrobacias que encantaram multidões, conquistando fãs e consagrando a Esquadrilha da Fumaça como um orgulho nacional.
Números impressionantes
Nesses 30 anos, os Tucanos voaram, na Esquadrilha da Fumaça, 95.633 horas. Participaram de 2.363 demonstrações aéreas no Brasil e 245 demonstrações em mais de 20 países. Na parte humana, foram 89 pilotos, quatro oficiais de manutenção, dois oficiais médicos, quatro oficiais de comunicação social, 85 anjos da guarda, 12 graduados na área administrativa e inúmeros soldados de apoio.
A-29
Dando sequência à história da Esquadrilha da Fumaça, dois aviões Super Tucano A-29, modelo que substitui o T-27, sobrevoaram o local. Após algumas passagens, as duas aeronaves pousaram e se colocaram ao lado da tropa. Nesse momento, o locutor Sérgio Ramos leu a seguinte mensagem: “Seja bem-vindo Super Tucano! Que em suas asas e no rastro de sua fumaça o EDA continue cumprindo sua missão com maestria, empolgando multidões e fazendo do céu um palco de grandes espetáculos!”.
Fonte: O Movimento
Mais notícias sobre Pirassununga:
- Pirassununga: ExpoArtesanal de Primavera começa nesta quinta-feira
- Última semana de outubro conta com atividades culturais em Pirassununga
- Pirassununga: Definidos cardápios das cantinas do Fest Itália 2012
- Banda Sinfônica da AFA lota o Centro de Convenções em Pirassununga
- Definida programação da Semana Thatu Pereira de Música em Pirassununga