Câmara aprova projeto para registro permanente de animais em Pirassununga
quinta-feira, 25 de julho de 2013Um dos principais projetos votados na sessão da Câmara Municipal da noite desta terça-feira (23) foi o de nº 125/2013, de autoria do vereador João Batista de Souza Pereira, que dispõe sobre o registro permanente de animais no Município de Pirassununga.
O projeto coloca que todos os cães, gatos, equinos, muares e asininos viventes na região urbana do município de Pirassununga deverão obrigatoriamente receber identificação eletrônica. Os animais seriam identificados através de um microchip e os proprietários pagariam uma taxa para registro. Os animais recolhidos na rua, sem identificação deverão também ser registrados.
A justificativa do projeto coloca que o projeto visa atender antigo reclamo da população e que seria a melhor forma de combater o controle de zoonoses e ainda regularizar os animais no município.
“A proposta visa inserir chips de identificação em animais mediante o controle do poder público. Isso é para maior controle de zoonoses já que no município nós temos nos bairros uma grande população de animais e até hoje não teve o controle devido. No caso de acidentes, muitas vezes, com animais de grandes portes, nunca se descobre de quem é o animal porque o dono está de longe, mas não comparece seja com gato, cachorro ou cavalo. Esse projeto visa resolver esse problema com urgência na Zona Urbana”, disse o vereador João Batista.
A matéria prevê que o proprietário do animal arque com os custos da colocação do chip. Mas uma emenda feita pelo vereador João Batista coloca que pessoas comprovadamente de baixa renda podem requisitar a isenção dessa taxa.
“Isso não traz oneração para o município porque os proprietários vão arcar com as despesas, que são pequenas. Mas já entrei com uma emenda para que os proprietários que não têm condições, o município arcará”, afirmou o autor do projeto.
Finalizando, o vereador explicou sobre a importância da matéria em conjunto com outro projeto já aprovado que determina castração de animais no município.
“É um chamamento para responsabilidade das pessoas em relação aos animais. Acredito que com o primeiro projeto que foi aprovado, de controle de natalidade através da castração, a situação melhore na cidade. O problema está aí hoje, quase que um caos”, disse João.
Fonte: Rádio Difusora Pirassununga
Mais notícias sobre Pirassununga:
- Aeroclube de Pirassununga completa 70 anos
- Franquia voltada para o mercado de seguros chega a Pirassununga
- Colecionador de antiguidades cria museu em casa, em Pirassununga
- Pirassununga: Aeroclube restaura avião Paulistinha de 50 anos de idade
- Pirassununga soma dois dias em estado de atenção de umidade do ar