Palácio da Educação de Pirassununga foi inaugurado
segunda-feira, 1 de outubro de 2012O novo prédio da Secretaria de Educação de Pirassununga, denominado popularmente de Palácio da Educação – situado à avenida Germano Dix, nº 3350, próximo aos bairros Jardim Roma e Jardim Carlos Gomes – finalmente foi entregue para a rede municipal de ensino na quinta-feira (27). O Palácio da Educação presta homenagem ao ilustre pirassununguense José Aparecido Caruso Neto.
O projeto arquitetônico foi assinado pelo engenheiro e servidor municipal José Luiz Pereira de Godoy Júnior, e contempla uma área de 3.921,39 m², com total acessibilidade e elevador que atende os três pisos do complexo. O investimento total, somente da obra, em R$ 4.689.324,84. É um edifício que atende as exigências internacionais, com ampla ventilação e iluminação.
No térreo, além do hall de entrada e da recepção, dispõe-se o elevador, sanitários, direção, anfiteatro, além do auditório para conferências online. Outras alas importantes da estrutura térrea também estão na disposição de salas como a de Coordenação Pedagógica, Gestão de Recursos Humanos, Biblioteca Técnica, almoxarifados, bicicletários, estacionamentos, área de serviços e a copa e cozinha amplas e modernas.
Já no piso superior, concentra-se o gabinete, suíte técnica, sala de reuniões, arquivo, camarote, salas de educação infantil, supervisores, centro de informações e de planejamento.
Caruso Neto
O prédio faz uma homenagem ao professor, historiador, poeta e jornalista José Aparecido Caruso Neto, um dos mais notáveis pirassununguenses do século XX. Nascido há exatos 100 anos – 24 de maio de 1912, professor Caruso Neto teve toda a sua formação educacional em Pirassununga, na antiga Escola Normal e no Grupo Escolar “Coronel Franco”.
Foi diplomado professor na mesma Escola Normal em 1930, além de ter cursado a Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, no ano de 1953 e, nesta mesma temporada, formou-se com a primeira turma da Escola Superior de Propaganda e Marketing, uma escola vanguardista de sua época. Faleceu no dia 7 de dezembro de 1999, na cidade de São Paulo (SP).
Além da formação no magistério, Caruso Neto também foi poeta, historiador e jornalista. Desde os anos 30 até meados dos anos 50, foi um grande incentivador do magistério e ativo colaborador do ensino em Pirassununga e na região; na década seguinte foi secretário da Diretoria de Ensino Agrícola do Estado, e diretor administrativo do Departamento de Educação da Secretaria Estadual.
Ainda nos anos 50, foi membro da comissão para a criação que criou diversos cursos técnicos da Secretaria Estadual de Ensino e integrou ativamente a Comissão Central dos Museus Históricos e Pedagógicos do Estado. Manteve-se em atividade até meados de 1982.
Teve contribuição na imprensa local – em 1934, quando dirigiu o jornal O Movimento; e 12 anos depois, foi redator da Folha da Manhã, e da Folha da Noite, ambas pertencentes ao Grupo Folha de S.Paulo. Ainda como atividade extra, a de poeta, colaborou com diversas publicações de Pirassununga e do Estado de São Paulo.
Fonte: Rádio Difusora Pirassununga
Mais notícias sobre Pirassununga:
- Municipalidade adota Plano Público de Gestão Energética em Pirassununga
- Pirassununga: Famílias recebem Ordem das Tradições Italianas
- Queima de fogos provoca lesões durante Fest Itália em Pirassununga
- Pirassununga: Secretaria de Cultura promove Mostra de Cinema Italiano
- Mais de 80 mil são esperados no Festa Itália de Pirassununga